25 de ago de 2008

Como abrir uma ONG, passo a passo

1 - Defina os objetivos e área de atuação da sua ONG; 2 - Junte pessoas para fazer parte dela; 3 - Elabore um Estatuto; 4 - Realize uma Assembléia Constitutiva. Não há exigência de número mínimo (ou máximo) de pessoas presentes nesta Assembléia. A única coisa necessária é que existam pessoas suficientes para ocupar todos os cargos criados no Estatuto. 5 - A Assembléia deve ser iniciada com um Secretário e um Presidente de mesa, nomeados na hora. Eles assinarão a ata da Assembléia. 6 - A Assembléia tem início com a apresentação do Estatuto. O mesmo deve ser discutido e aprovado. Caso surjam propostas de emendas a ele, elas devem ser votadas e incluídas, caso aprovadas, antes da aprovação final do Estatuto. 7 - Após aprovado o Estatuto, elege-se o Conselho Diretor da ONG (na mesma Assembléia). 8 - Após a eleição, todos os presentes na Assembléia Constitutiva devem, necessariamente, assinar uma lista de presença, onde devem constar o nome completo e o CPF de todos. 9 - Após isso ser feito, a mesa da Assembléia pode então encerrar as atividades. Feito isso, ela deve escrever a Ata da Assembléia Constitutiva, onde devem ser descritas todas as atividades realizadas na Assembléia. Deve também preparar uma lista contendo a relação dos nomes eleitos para o Conselho Diretor. Estes documentos devem ser arquivados, junto com a lista de presença e o Estatuto votado.10 - Feito isso, o Conselho Diretor deve elaborar um documento a ser entregue a um cartório de registros de pessoas jurídicas, onde constam o nome, endereço, RG e CPF dos membros fundadores.11 - Após esta elaboração, o estatuto aprovado deverá ser levado para revisão e assinatura de um advogado oficialmente reconhecido. Após esta revisão, o Presidente do Conselho Diretor deve assinar também o Estatuto.12 - Feito isso, o Estatuto, a ata da Assembléia Constitutiva, a lista de membros fundadores, a lista de presença da Assembléia, a lista de componentes do Conselho Diretor e um requerimento de registro de associação civil devem ser levados ao cartório de registro de pessoas jurídicas. 13 - Deve ser estabelecido um local para ser a sede da ONG (não pode ser a casa de alguém, tem que ser uma sede própria e destinada somente para este fim). 14 - Realizado o registro e estabelecida a sede da ONG, um contador deve ser oficialmente contratado. Ele se encarregará do registro de Pessoa Jurídica junto à Receita Federal, que dará um CNPJ e a declaração de insenção de imposto de renda à ONG, o que torna a mesma, por fim, existente e legalmente constituída.

Dica Importante: Por tratar-se de organização sem fins lucrativos e de relevância social, poderá ser solicitado ao Juiz ou Juíza da comarca do seu município, as despensas de custas(Justiça Gratuita), referente as taxas cobradas. A juíza emitirá parecer que autorizará a isenção das despesas.
Fonte: Alysson Andrade

38 comentários:

Sol teixeira disse...

Obrigada alysson, pelas instruçoes,espero que tudo corra bem, conto com seu apoio. GRATA

claudio disse...

Ola amigo boa tarde!
tenho uma produtora de eventos toda legalizada com CNPJ contrato social... e montamos um projeto social voltado pra nossa comunidade
estamos com o interesse de montar uma ong ,msmo ja tendo a firma registrada preciso seguir esses passos aqui postado?
ja temos contador tudo certinho ,mas estou com essa duvida poderia me instruir nesse assunto amigo?
aguardo respostas
si preferir pode me add no msn!
claudinhonuance@hotmail.com
abços e fik com Deus amigo

Biu disse...

Boa tarde, adorei o passo a passo e vou voltar para trocar uma ideias contigo... se for possível claro... abraços

Fabíola de Oliveira

luluodonto disse...

Ola preciso de sua ajuda pois estamos querendo montar uma ong, mas preciso trocar algumas ideias. Será que você poderia me ajudar? Se puder me adiciona no msn para eu poder estar totalmente inteirada no assunto.Desde já agradeço. Luciana
Msn: ls_faustino@hotmail.com

Ana Teddy disse...

ola,preciso montar uma ong...faço um trabalho de proteção,castração e de conscientização com adultos e crianças sobre respeito e direitos com responsabilidade com os animais onde tambem desemvolvemos um grande trabalho de de adoção para animais abandonados, quero muito com a ajuda de alguns colaboradores montar essa ong ,so não sei por onde começar,se vc puder me ajudar...me add paulaportinary@hotmail.com.br

Hélio disse...

OLA PRECISO DE SUA AJUDO POIS ESTAMOS QUERENDO MONTAR UMA ONG PARA PODER AJUDAR MORADORES DE RUA E NAO SEI MUITO BEM COMO FAZER .ESSA ONG SERÁ SEM FINS LUCRATIVOS FUNCIONA DESSA MESMA MANEIRA.SE POSSIVEL ME ADD NO MSN POR FAVOR DESDE JA SOU GRATO ATT:
RAMON
RAMOM.JCN@HOTMAIL.COM

Joy disse...

Oi eu tb ja tenho empresa aberta e ja faço muitas doaçoes pela empresa e pensei na ONG para poder facilitar! gostaria de saber quais os cargos para pensar em pessoas de confiança pro meu time!
majoy11@hotmail.com

og2 disse...

oi oi,obrigado pelas informações,porém quero saber de vcs se eu poderia colocar como sede da minha ong uma sala alugada em uma outra ong. favor me responde

ailson disse...

Oi, eu gostaria de abrir uma Ong sem fins lucrativos , do terceiro setor para ajudar pessoas que passam por dificuldades em suas casas, mas para isso nem sei por onde começar. Toda ong precisa ser registrada no cartório? Preciso de ajudar. Obrigado espero respostas por e-mail.
ailsonmf@hotmail.com
Obs: Quem tiver alguma idéia ou susgestões será bem vinda !! Mais uma vez Obrigado

Anônimo disse...

Boa Tarde.

Ja tenho tudo regularizado referente a parte de CNPJ. Gostaria de saber se posso utiliza-lo? No aguardo.

Grata Karina.

tia-tchatcha disse...

oi tudo bem sou estudante do curso tecnico de turismo receptivo em mongagua - sao paulo meu tcc é uma ong ( centro cultural afro brasileiro ) gostaria de saber se interessaria por esse projeto ???


entrar em contato no email
mari_babybaby@hotmail.com

obrigado

Anônimo disse...

olá boa noite quero abrir uma ong voltada as pessoas com câncer(uterino,mamário entre outros), mas estou com dificuldades quanto a documentação por favor me ajude... maria-neves40@hotmail.com

Anônimo disse...

Uma ONG pode atuar internacionalmente? Pode ter base em um país de qualquer continente? Restrições? Obrigado!

José Bertoni disse...

Oi Alysson, estou querendo abrir uma ONG para proteger o meio ambiente na minha região, com plantio de árvores e preservação a beira do rio que passa perto de minha casa, pois o mesmo está morto. Como devo proceder para dar início a este serviço social atravez de uma ONG? Se possível me retorne por e-mail que é: jose.bertoni@bol.com.br

Atenciosamente
José Bertoni.

Anônimo disse...

MEU NOME É ÉVINY TENHO VONTADE DE MONTAR UMA ENTIDADE PARA CRIANÇAS GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES MAIS DETALHADAS SE POSSIVEL ME ADICIONE O MEU MSN evinybrito@hotmail.com

fabio disse...

olá amigo tudo bem? queremos criar uma ong pra ajudar as pessoas que precisão de comida ,saúde,etc mas tambem queremos pregar o evangelho , não nossa igreja mas o bom conselho do evangelho isso se enquadra em uma ong? com todos esses requisitos? obrigado

césar disse...

Alison,boa tarde!
Parabens pela iniciativa, as dicas são bem legais.
Meu nome é César, sou membro de uma igreja evangelica - do Evangelho Quadrangular - e, como organismo vivo da sociedade, queremos fazer mais do que simplismente pregar o evangelho e uma ONG pode ser o instrumento que nos dê as ferramentas para desenvolver tais atividades. Minha duvida é se podemos fundar uma instituição que sirva de braço social da entidade e que atraves dela possamos realizar projetos mais ousados e abrangentes e se esta instituição pode ter como sede o mesmo endereço da igreja.
aguardo uma resposta em breve.

Anônimo disse...

caro amigo eu gostara de saber se uma associação amigos de bairro tem os mesmos valores e deveres legais? muito obrigado

Anônimo disse...

Bom Dia ,
gostaria de saber , se a diretoria da ONG tem quer ser compostas somente de Brasileiros, obrigado

aguardo sua resposta .
parabéns pelo trabalho

juliana rosa disse...

minha professora nos passou um trabalho escolar e precisamos criar uma ong de mentirinha mas ela tem que parecer real é uma ong ambiental

Solange Pires disse...

Alysson, tenho um grupo chamado Mao amiga, amigos solidarios, que trabalha vonluntariamente com inclusao social atraves do esporte, artesanato e musica, entre outras atividades. Gostaria de transformar esse grupo em uma Ong, mas nao sei como fazer. Se possivel mande-me modelo estatuto e ata, para que eu possa registra-lo. Obrigada pela ajuda. Aguardo resposta atraves de meu e-mail: solanpires@oi.com.br

Solange Pires disse...

Alysson, tenho um grupo chamado Mao amiga, amigos solidarios, que trabalha vonluntariamente com inclusao social atraves do esporte, artesanato e musica, entre outras atividades. Gostaria de transformar esse grupo em uma Ong, mas nao sei como fazer. Se possivel mande-me modelo estatuto e ata, para que eu possa registra-lo. Obrigada pela ajuda. Aguardo resposta atraves de meu e-mail: solanpires@oi.com.br

Anônimo disse...

Olá amigo,
Gostaria de saber uma coisa, ok?
Tenho um projeto criado por mim mesmo, só que agora estou querendo criar um ong para que ele possa expandir na minha comunidade.
Projeto - tenho um grupo de amigos que me ajudam todo mês com um valor em dinheiro para comprar brinquedo e distribuir no dias das crianças.
Pergunta - tenho como incluir esse tipo de projeto em uma ONG?
E como eu faço, o que preciso?

Aguardo uma resposta amigo, e desde já te agradeço por nos ajudar.
Abraços.

Anônimo disse...

Ola!sou portadora de LES(LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO)há 12 anos,sou da cidade de Sorocaba e quero criar ma ONG para portadores.
Gostaria que pudesse me orientar.

ericafds34@hotmail.com

Desde já agradeço!

leandro disse...

Boa noite!
Bom gostaria de abrir uma ong com fins de fornecer cursos gratuitos,oficinas de varios tipo de arte.Mais esta ong seria associada a uma casa de candomblé,onde ofereceriamos todo tipo de cultura afroe etc...como faço pra conseguir,por onde devo começar?
Desde ja lhe agradeço

leandro disse...

desculpe esqueci de colocar meu e-mail...bbertuci@hotmail.com


leandro

debora disse...

DEBORAdisse:boa tarde ,já trabalho com moradores de ruagostaria de montar um projeto e montar uma ong voltado para moradores de rua mas fazer a diferencia,nãoé dar comida,banho,abrigo é dar realmente o q eles precisa já tenho em mente o eu quero que é estudo ,capacitação e trabalho me ajuda por favor meu email deborasouza58@yahoo.com.br abraços

Anônimo disse...

Olá tenho uma grande vontade de montar uma ong voltada para crianças e adolecentes portadores de HIV, e dependencia química. A parte de documentação eu compreendi, mais gostaria de saber quem pode me exclerecer sobre esse aspecto.
Meu msn é primari_jpribeiro@hotmail.com
Me ajude sou de Lavras-MG.
Obrigada.
Priscila.

Pedro disse...

Boa Tarde, sou militar do Exército gostaria de fundar uma ONG com o fim de educação gostaria de saber se tenho algum impedimento meu e mail é phrochafe@gmail.com gostaria de elucidações

Mr. Frodo disse...

Ola gostaria de um conselho seu em minha cidade esta um caus de pessoas desempregadas e em busca do primeiro gostaria de abrir uma ong para ajudar as pessoas a se encaminhar para as vagas disponiveis claro por meio de telefone , visita , email entrando em contato com todos as empresas possiveis em minha cidade e encaminhado as pessoas a vagas o que vc acha sera que funciona ou nao ? Agradeço desde ja boa noite

aguimar disse...

bom dia alysson, sou academico de educaçao fisica, e alguns colegas da area, vendo as dificuldades enfrentadas na sociedade querem abrir uma ong visando apoiar e incentivar o esporte e cultura mas, nao sabemos como proceder , Se possivel mande-me modelo estatuto de ata, para que possamos registra-lo. Obrigada pela ajuda. meu email aguimar_silveira@hotmail.com

ivancintra disse...

gostaria de saber quantos membros pode ter minimo para , se pode ser somente 01 presidente ,01 secretario, e um tesoreiro, e quantos anos tem validade o periodo do presidente

Anônimo disse...

Sou psicopedagoga e quero abrir uma ong voltada para crinças com dificuldades de aprendizagem, mas não sei por onde começar,quaís são os passos que devo segui, obrigada

Renan Rilton disse...

Boa tarde, preciso abrir uma ong direcionada a diversidade, gostaria de alguma informações e apoio.

renanrilton@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber se é possível utilizar o mesmo prédio da nossa igreja como ong?

brito_soldas@yahoo.com.br


Sara disse...

Temos uma equipe fixa de 4 voluntários,
onde fazemos visitas em hospitais da região,
levando música, teatro e muita alegria...
e estamos pensando em abrir uma ONG,
onde possamos receber as pessoas
que conhecemos nas nossas
atividades nos hospitais,
como também alguns voluntários que
participam das visitas esporadicamente,
e também realizar outros trabalhos,
como grupos de vivência (com música, teatro),
aulas de violão entre outras atividades...
seria possível nos mandar um modelo
de estatuto e quais os passos a
serem tomados.
Deixo aqui meu email: sarareaja@hotmail.com

Desde já agradeço.
Att,
Sara

Professor Rubes disse...

Olá amigo,

Tenho um projeto criado por mim mesmo, só que agora estou querendo criar um ong para que ele possa expandir na minha comunidade.
Projeto - tenho um grupo de amigos que me ajudam todo mês com um valor em dinheiro para comprar brinquedo e distribuir no dias das crianças.
Pergunta - tenho como incluir esse tipo de projeto em uma ONG?
E como eu faço, o que preciso?
Não tenho sede, pode ser um lugar alugado?
Como ficaria o endereço ,(provisório)?
Gostaria de expandir essa idéia para fornecer cursos gratuitos,oficinas de varios tipo de arte . Também
Aguardo uma resposta amigo, e desde já te agradeço por nos ajudar.
Abraços.
Wedes Rubes

Sara Cunha disse...

Ola meu nome sara, gostaria de montar uma ong para ajudar mulheres vitimas de violencia domestica. Meu email sara.l.cunha@gmail.com